Edu Tognon

As funções DIREITA e ESQUERDA no Excel são usadas para extrair caracteres a partir da direita ou da esquerda de uma cadeia de texto, respectivamente. Apesar de bem simples, essas funções de texto podem se tornar poderosas aliadas a outras funções. 

Nesse artigo vamos aprender a usar essas duas funções, em que circunstâncias podem ser úteis e também a aplicá-las dentro de outras funções, como SOMASES (para realizar soma) e CONT.SES (para realizar contagem). 

Videoaula completa

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel 365 [versão 2210]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Inscreva-se para receber novos arquivos, aulas, artigos e dicas por e-mail! 

Ao se cadastrar, você aceita nossos Termos de Uso e Serviço e nossa Política de Privacidade.

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2210]

Sintaxe da função ESQUERDA

Não é complexo entender como funcionam essas duas funções. Elas possuem apenas dois parâmetros: o texto a ser analisado e a quantidade de caracteres a ser extraída. 

No exemplo abaixo, temos uma planilha com dados de vendas de determinados produtos, que são categorizados de acordo com um código, sempre iniciado por três letras e finalizado por quatro algarismos. 

Exemplo de planilha para extração de caracteres

As colunas E e F nos servirão para aprender como funcionam as funções DIREITA e ESQUERDA. Na coluna E iremos extrair o prefixo (os três primeiros caracteres), enquanto na coluna F iremos extrair a versão dos produtos (os quatro últimos caracteres). 

Comecemos, portanto, com a função ESQUERDA. Em E2, digitaremos a seguinte fórmula: 

=ESQUERDA(C2;3

Sintaxe da função ESQUERDA

C2 refere-se à célula onde se encontra a cadeia de texto a ser analisada; 3 refere-se ao número de caracteres a ser extraído iniciando-se pela esquerda do texto. Assim, temos como resultado o termo “LFD”. 

Ao aplicar o autopreenchimento, temos os demais resultados através de referência relativa. 

Prefixos extraídos com a função ESQUERDA

Sintaxe da função DIREITA

O procedimento é parecido para a função DIREITA. Em F2 digitaremos a seguinte fórmula: 

=DIREITA(C2;4)

Sintaxe da função DIREITA

C2 refere-se à célula onde se encontra a cadeia de texto a ser analisada; 4 refere-se ao número de caracteres a ser extraído iniciando-se pela direita do texto. Assim, temos como resultado o termo “0001”. 

Ao aplicar o autopreenchimento, temos os demais resultados através de referência relativa. 

Dígitos finais extraídos com a função DIREITA

Usando os resultados de DIREITA e ESQUERDA com outras funções

Sozinhas, essas duas funções parecem não ter uma aplicabilidade tão extensa em uma planilha, entretanto, em conjunto com outras funções, elas podem ser bastante úteis quando o assunto é gerenciamento e desmembramento de caracteres. 

Por exemplo, ainda utilizando a planilha anterior, podemos fazer uso da função CONT.SES para contar a quantidade de vendas de produtos com determinado prefixo. 

Resumo de quantidade de vendas usando os resultados da função ESQUERDA

=CONT.SES($E$2:$E$20;H2

A função CONT.SES conta a quantidade de células que atendem a um ou mais critérios. Em nosso caso, o único critério é justamente o prefixo. $E$2:$E$20 refere-se ao intervalo dos prefixos dentro de nossos dados, enquanto H2 é o dado que serve de parâmetro para a contagem, ou seja, o prefixo contido em nossa lista, que será alterado para H3, H4 e assim sucessivamente, ao se realizar o autopreenchimento. 

O procedimento para a contagem das versões é bem parecido, alterando-se apenas o intervalo a ser analisado (coluna F): 

=CONT.SES($F$2:$F$20;H10

Resumo de quantidade de vendas usando os resultados da função DIREITA

É possível também analisar a soma de produtos, desta vez usando a função SOMASES. Ainda usando a mesma planilha, para a soma baseada nos prefixos temos: 

=SOMASES($D$2:$D$20;$E$2:$E$20;K2

O intervalo da coluna D refere-se ao intervalo a ser somado, enquanto o intervalo da coluna E nos serve de análise, e a célula K2 como parâmetro a ser verificado nesse intervalo de análise. 

Já para a soma baseada nos últimos caracteres, temos: 

=SOMASES($D$2:$D$20;$F$2:$F$20;K10

A coluna D continua sendo nosso intervalo de soma, mas agora testamos a coluna F para verificar, dentro dela, a ocorrência do item contido em K10, que serve como condição para que a soma seja executada. 

Resumo de produtos vendidos usando os resultados de DIREITA e ESQUERDA

Dicas e informações complementares

  • Caso você deseje extrair caracteres usando uma posição inicial que não seja a partir do primeiro caractere da esquerda ou da direita, você pode usar a função EXT.TEXTO
  • As funções DIREITA e ESQUERDA levam em consideração qualquer tipo de caractere, incluindo pontuações e espaços, portanto esteja atento à presença de espaços antes ou depois de seus textos, por exemplo. 
  • Você também pode aplicar filtros em sua planilha para usar os termos extraídos como critério de suas filtragens. 
Edu Tognon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.