Edu Tognon

PROCX é a função de busca mais avançada do Excel, mas você sabia que é possível usar uma segunda função PROCX para determinar um intervalo de busca de uma PROCX anterior? Essa dinâmica permite que usemos dois critérios de busca dentro de uma única fórmula.

Versão em vídeo

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Usando dupla PROCX para uma busca com dois critérios

Observe a planilha a seguir. A partir da digitação de um identificador (em F2), a função PROCX busca o nome relacionado ao identificador. Entretanto, note que o campo NOME é variável, podendo ser alterado através de uma lista suspensa.

Exemplo de planilha com PROCX dupla

Ao alterar o campo de busca, nossa fórmula atualiza o resultado de acordo com esse critério, como mostrado na imagem a seguir. 

Observe a fórmula inserida em G2: 

=PROCX(F2;A:A;PROCX(G1;B1:D1;B:D)

O primeiro critério da função PROCX é o item a ser procurado (F2). O segundo se refere ao intervalo onde se encontram os dados que devem ser buscados para que se encontre esse item (no nosso exemplo, a coluna A, já que os números de identificadores encontram-se na coluna A). 

O terceiro argumento refere-se à coluna de retorno. Esse dado geralmente é fixo, mas, em nosso caso, queremos que a coluna de retorno seja variável de acordo com o item inserido em G1: nome, telefone ou e-mail. Para que a coluna de retorno se torne dinâmica, podemos fazer uso de uma outra PROCX que busque em que coluna se encontra cada critério que escolhermos em G1. 

Note que a segunda PROCX busca o valor de G1 dentro do intervalo que vai de B1 a D1, ou seja, os títulos da planilha. O intervalo de retorno abrange as colunas B a D, justamente todas as colunas relacionadas aos títulos. Sendo assim, o resultado da PROCX será a coluna correspondente ao título determinado pela lista suspensa em G1. Esse resultado será, portanto, o intervalo de retorno da primeira função PROCX. 

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2303]

Dicas e informações complementares

  • Em vez de usar colunas inteiras, você pode usar intervalo específicos como critérios para a função PROCX, desde que os intervalos tenham a mesma quantidade de células. 
  • Você também pode realizar buscas dinâmicas fazendo a junção das funções ÍNDICE e CORRESP