Edu Tognon

Se você possui um intervalo de valores no Excel e deseja saber quantos desses valores estão acima ou abaixo da média, pode utilizar a função CONT.SE ou também a CONT.SES.

Neste artigo vamos conferir como fica a sintaxe dessas funções para usar a média de todos os valores como critério para a contagem.

Versão em vídeo

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel 365 [versão 2302]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Inscreva-se para receber novos arquivos, aulas, artigos e dicas por e-mail! 

Ao se cadastrar, você aceita nossos Termos de Uso e Serviço e nossa Política de Privacidade.

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2302]

Contando valores acima da média

Uma das funções que podemos usar para contar valores no Excel é a CONT.SE, que conta ocorrências de acordo com algum critério. Como temos um critério estabelecido (a comparação com a média), ela se encaixa perfeitamente em nosso propósito. 

Analise a planilha abaixo. Na célula E1 buscaremos a quantidade de valores iguais ou acima da média de todos os valores contabilizados. Já em G1 buscaremos a quantidade de valores abaixo da média de todos os valores. 

Valores a serem analisados para a contagem da média

A sintaxe para o primeiro caso seria: 

=CONT.SE(B:B;“>=”&MÉDIA(B:B)

Destrinchando essa fórmula, veremos que o primeiro argumento da função é justamente o intervalo que servirá de base para a pesquisa (nesse caso, toda a coluna B). Vale lembrar que você pode usar um intervalo fixo, um nome definido ou mesmo uma coluna completa, o que já engloba dados futuros, caso pretenda adicionar mais dados nessa coluna. 

Em seguida, devemos mostrar à função o critério que deve ser levado em consideração. Especificamente para funções de contagem como essa, devemos usar os comparadores numéricos entre aspas, para que não sejam confundidos com referências ou operações, por isso o termo “>=” está entre aspas. A seguir, como nosso argumento é justamente uma função, devemos concatenar o valor anterior em texto com a função MÉDIA. Para tal, usamos o caractere de concatenação (&). 

Aqui, de forma resumida, a CONT.SE está contando na coluna B quantas células possuem valores maiores ou iguais à média de valores desse mesmo intervalo. 

Contagem de valores acima da média

A média dos valores da coluna B é de 13.358,80. Observe que, de fato, 8 valores correspondem ao nosso critério, ou seja, são iguais ou maiores à média. 

Contando valores abaixo da média

O procedimento para calcular valores abaixo da média é basicamente idêntico ao anterior, com a diferença de que devemos mudar os operadores: 

=CONT.SE(B:B;“<“&MÉDIA(B:B)

Aqui a intenção é calcular valores menores que a média (sem levar em consideração os valores iguais à média, que já fazem parte do cálculo anterior), portanto nosso único operador agora é “<“

Contagem de valores abaixo da média

Note que, de fato, há 12 valores menores que a média de valores do intervalo. 

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Dicas e informações complementares

  • Cuidado ao usar colunas completas para o cálculo da média. Apesar de a função MÉDIA ignorar valores em branco e textos, ela leva em consideração qualquer valor numérico digitado em qualquer célula dessa coluna, inclusive datas e horas. 
  • Além da função CONT.SE, você também pode usar a função CONT.SES para realizar esse procedimento.