Edu Tognon

É natural que o Excel ignore zeros à esquerda quando eles fazem parte da composição de um número inteiro. Entretanto, muitas vezes, por questões estéticas, é interessante manter uma quantidade padronizada de algarismos em um número, de modo que as casas não preenchidas sejam ocupadas com o 0 (zero), por exemplo.

Se você precisa que seus números sejam padronizados com uma determinada quantidade de algarismos sem que isso altere suas funcionalidades, basta apenas alterar o formato de número. Vamos dar uma olhada?

Videoaula completa

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Dicas e informações complementares

  • O exemplo de formatação citado apenas altera esteticamente a visualização dos números no Excel, não fazendo qualquer modificação em sua funcionalidade. Portanto, fique tranquilo quanto a seus cálculos: eles continuarão funcionando perfeitamente, até porque 0001 é o mesmo que 001, que é o mesmo que 01, que é o mesmo que 1, concorda? 
  • Você pode, como segunda opção, formatar suas células como texto, recurso que permite que você adicione os zeros por conta própria. No entanto, esse formato pode dificultar os cálculos e demonstrações de dados usados em sua planilha.
  • Caso você queira padronizar a quantidade de casas decimais de um número decimal, confira este artigo.
Edu Tognon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.