Edu Tognon

Dentre as funções do Excel, uma categoria que se sobressai é a de funções de pesquisa, e entre elas está a PROCV, uma das mais importantes, já que, como o nome mesmo induz, ela realiza uma procura (PROC) de dados no sentido vertical (V), e a maioria das pessoas costuma organizar seus dados em uma planilha de forma vertical (usando as colunas como delimitadores).

Apesar de simples, essa função pode gerar algumas dúvidas e erros. Neste artigo, vamos conferir três erros comuns que podem ocorrer no momento de se utilizar essa tão poderosa função de busca. Será que você já se deparou com algum deles? Saiba como resolvê-los. 

Versão em vídeo

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2201]

Dicas e informações complementares

  • O número da coluna referente ao dado a ser retornado na pesquisa é sempre relacionado à posição das colunas de sua própria tabela, independentemente da posição onde ela esteja no Excel. Jamais use os indicadores de colunas como referência. Se sua tabela ocupa as colunas C, D e E, caso deseje retornar um dado da coluna E, defina o número 3 para a coluna de busca (a terceira coluna da sua tabela), e não 5 (apenas porque a coluna E é quinta coluna da área de trabalho do Excel).
  • Sempre que precisar usar o autopreenchimento para completar fórmulas automáticas de PROCV, lembre-se de usar referência absoluta na primeira fórmula, em todas as células ou intervalos que não podem ser deslocados.
  • Cheque sempre se há colunas ocultas em sua planilha. Mesmo ocultas, elas ainda assim existem para o Excel, portanto podem, normalmente, ser utilizadas em qualquer fórmula, inclusive com a PROCV.