Edu Tognon

Dentre as funções do Excel, uma categoria que se sobressai é a de funções de pesquisa, e entre elas está a PROCV, uma das mais importantes, já que, como o nome mesmo induz, ela realiza uma procura (PROC) de dados no sentido vertical (V), e a maioria das pessoas costuma organizar seus dados em uma planilha de forma vertical (usando as colunas como delimitadores).

A PROCV permite realizar pesquisas verticais em um conjunto de dados de acordo com um identificador. É com ela que você pode usar uma célula para digitar um determinado termo (um CPF, por exemplo) e, em outras células, obter valores relacionados àquele termo (nome, idade, data de nascimento, etc.) a partir de dados já cadastrados.

A sintaxe da função é relativamente fácil, mas há alguns cuidados que você precisa tomar. Neste artigo iremos conhecer a PROCV de maneira bem simples, usando tanto a procura através de intervalos quanto de colunas inteiras. Além disso, você conhecerá algumas características da função e algumas dicas extremamente importantes para não se confundir no momento de montar sua fórmula. Vamos lá?

Versão em vídeo

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2201]

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Dicas e informações complementares

  • Lembre-se de que o item a ser usado como referência para a pesquisa (o identificador, no nosso exemplo) precisa sempre ser o primeiro item de sua tabela, ou seja, estar na primeira coluna. A função PROCV não realiza pesquisas usando outra coluna que não seja a primeira como parâmetro de pesquisa.
  • O número da coluna referente ao dado a ser retornado na pesquisa sempre deve seguir a ordem das colunas de sua própria tabela de dados, nunca das colunas do Excel. Se sua tabela começa na coluna G, a coluna G é a coluna nº 1.
  • Para realizar pesquisas horizontais, você deve usar a função PROCH, que segue os mesmos parâmetros de sua colega de pesquisa vertical, porém voltados às linhas, e não às colunas.
  • Utilizar colunas inteiras como a matriz de seus dados pode ser bastante vantajoso caso você pretenda adicionar mais dados com o passar do tempo, já que não há necessidade da adaptação da fórmula.
  • Caso pretenda usar o autopreenchimento para buscar demais dados de sua tabela, atente-se para o travamento das células, a fim de evitar que o Excel desloque linhas e/ou colunas e retorne dados incorretos. 
  • Tome cuidado com colunas e linhas ocultas, pois, apesar de estarem ocultas, elas continuam existindo para o Excel e são levadas em consideração no momento da busca. 
  • Caso deseje conhecer um pouco mais sobre os erros mais comuns ao se usar a função PROCV, confira este artigo