Edu Tognon

Geralmente utilizada em conjunto com outras funções, a CORRESP pode ser usada sozinha no Excel, mas em casos bastante específicos. Ela é responsável por retornar a posição (baseada em linhas) de um determinado dado em uma matriz. 

Neste artigo vamos aprender a sintaxe da função CORRESP, em que casos ela pode ser usada sem outra função e também alguns truques para usá-la com matrizes de coluna inteira.

Videoaula completa

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel 365 [versão 2211]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Inscreva-se para receber novos arquivos, aulas, artigos e dicas por e-mail! 

Ao se cadastrar, você aceita nossos Termos de Uso e Serviço e nossa Política de Privacidade.

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2211]

Função CORRESP usando intervalos

Na planilha a seguir, a célula I2 contém a função CORRESP, que analisa o dado digitado em G2 e busca-o no intervalo de células da coluna C. Perceba que a posição 12 refere-se justamente à linha em que se encontra esse dado DENTRO da matriz, não em relação às próprias linhas do Excel. 

CORRESP indicando a posição correspondente de um dado em uma matriz

A sintaxe dessa função é bastante simples. Supondo que os dados de nossa matriz comecem em C5 e terminem em C354, digitaríamos o seguinte em I2: 

=CORRESP(G2;C5:C354;0) 

G2 refere-se ao item a ser pesquisado (em nosso exemplo, o número do documento). A matriz de dados é representada por C5:C354, intervalo onde estão todos os documentos a serem analisados para a pesquisa. O último argumento representa o tipo de correspondência: 

0: localiza a correspondência exata. 

1: localiza o maior valor que é igual ou menor que o valor procurado. Nesse caso, os dados precisam estar em ordem crescente. 

–1: localiza o menor valor que é igual ou maior que o valo procurado. Nesse caso, os dados precisam estar em ordem decrescente. 

Como nossa intenção é buscar um valor exato, nossa escolha é pelo número 0 (zero). Caso você omita essa informação, o Excel automaticamente entenderá esse argumento como 1. 

Resultado da função CORRESP com intervalo

Perceba que a posição é sempre relativa ao intervalo. A planilha usada como exemplo é um dos casos peculiares em que a função CORRESP, sozinha, pode ser útil, pois, em situações em que desejamos buscar um determinado número que corresponda também a uma sequência crescente de uma coluna da planilha (nesse caso, a coluna B), a posição retornada pela função corresponde à posição em que o dado ocupa a partir dessa coluna que nos serve como “contagem”. 

Função CORRESP usando coluna inteira

Um dos problemas de se usar CORRESP em um intervalo fixo é que, caso seja necessário inserir mais dados – e consequentemente aumentar esse intervalo –, precisaríamos alterar a fórmula, para que a correspondência da matriz seja mais abrangente. 

Veja o que acontece quando quando usamos a coluna C completa como matriz de dados: 

=CORRESP(G2;C:C;0)

Função CORRESP usando coluna inteira

De fato, o dado digitado pertence à posição número 10, já que estamos agora analisando a coluna C de forma completa. Dentro da coluna C, iniciada em C1, o documento em questão está na posição 10. Entretanto, dentro de nossa tabela, ele ocupa a posição 6. Como então fazer com que o Excel reconheça a posição de nossa tabela, mesmo levando em consideração toda a coluna C para sua análise? 

Uma das maneiras é retirar do resultado da CORRESP a quantidade de linhas que estamos usando como cabeçalho. Note que nossos dados são iniciados na linha 5, portanto as 4 anteriores servem apenas como estrutura para nossa planilha. Sendo assim, poderíamos “consertar” esse resultado da seguinte maneira: 

=CORRESP(G2;C:C;0)–4 

O impasse é que, ao inserir ou excluir linhas, o número 4 permanece fixo, portanto, se nossa planilha contiver 3 ou 6 linhas para o cabeçalho, o Excel continuará subtraindo 4 do resultado. Mas há uma alternativa muito mais interessante. 

Ajustando o resultado de CORRESP com LIN

A lógica é bastante simples: precisamos subtrair o número 4, mas de modo que ele seja alterado se uma nova linha for inserida ou se alguma for excluída. A função LIN é responsável por retornar o número da linha de qualquer célula. Por mais que pareça simplória, essa função é extremamente útil em conjunto com outras. Ora, nesse caso, podemos usar como argumento qualquer célula que esteja na linha 4, já que o resultado, obviamente, será 4. 

Veja como ficaria nossa fórmula: 

=CORRESP(G2;C:C;0)-LIN(A4) 

De forma resumida, 10 – 4 = 6. 

Função CORRESP de coluna completa adaptada com a função LIN

Ainda que o resultado seja 10, estamos subtraindo 4, portanto a posição é retornada de modo adaptado à nossa lista de posições. 

Observe o que ocorre quando inserimos uma nova linha em nosso cabeçalho. 

Função LIN atualizada automaticamente ao inserir nova linha

A função LIN (quando usada sem referência absoluta) é atualizada automaticamente, deslocando a célula analisada conforme inserção ou exclusão de linhas, o que deixa a adaptação da função CORRESP funcionando perfeitamente. 

Dicas e informações complementares

  • A função CORRESP pode ser usada com a função ÍNDICE para realizar uma busca de informações em uma matriz de dados, de modo parecido com a PROCV, mas de forma ainda mais personalizada. 
Edu Tognon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.