Edu Tognon

Além da proteção com senha e de permitir que uma planilha seja bloqueada por completo, o Excel oferece também apenas o bloqueio de células específicas, de modo que determinadas células possam ser editadas, enquanto outras não. É isso que você confere nesse artigo. 

No entanto, vale ressaltar que você precisa, antes de tudo, entender como o sistema de proteção de células funciona no Excel. Além disso, você aprenderá os conceitos envolvidos no bloqueio de células, quando utilizar essa função, como preparar seu arquivo para esse processo e ainda como impedir a seleção de células bloqueadas. Vamos conferir? 

Versão em vídeo

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Definindo células bloqueadas e desbloqueadas

Antes de tudo, como já dito, você precisa entender como funciona o bloqueio de células no Excel. Por padrão, todas as células são bloqueadas em um arquivo, no entanto, para que esse bloqueio funcione de fato, é necessário proteger sua planilha com uma senha. Ao aplicar uma senha de proteção, as células desbloqueadas poderão ser editadas normalmente, enquanto as bloqueadas não poderão ser modificadas pelo usuário, a não ser que ele digite a senha de proteção a fim de abrir a planilha para edição. 

Como você já sabe que, por padrão, todas as células são bloqueadas, cabe a você decidir se desbloqueia todas elas para, então, bloquear apenas algumas, ou se mantém todas bloqueadas e retira o bloqueio apenas das células necessárias. Isso depende da dinâmica de seus dados e da quantidade de dados a serem restritos para edição ou não. 

Para marcar o bloqueio ou não de uma célula, clique com o botão direito sobre ela e depois em Formatar células.

Clique com o botão direito sobre a célula e depois em Formatar Células

Acessando a aba Proteção, você pode definir, através da caixa de seleção, se determinada célula será bloqueada ou não. 

Opção da janela Formatar Células que permite o bloqueio ou não de células

Naturalmente, você não precisa aplicar essa configuração célula a célula. Você pode selecionar intervalos inteiros e, clicando com o botão direito sobre qualquer célula pertencente a este intervalo, configurar o bloqueio de todas essas células de uma única vez usando o procedimento acima. 

Se deseja aplicar essas configurações em diversos intervalos distintos ao mesmo tempo, ou em colunas e linhas inteiras, você pode definir uma seleção personalizada para economizar tempo e trabalho. 

Para selecionar a planilha toda, você pode clicar na intersecção dos indicadores de linhas e colunas.

Clique na intersecção dos títulos de linhas e colunas para selecionar a planilha toda

Aplicando o bloqueio com senha

Como já mencionado, por mais que você bloqueie suas células, esse procedimento só se tornará efetivo depois que a planilha for protegida com uma senha. Para isso, acesse a guia Revisão e, em seguida, no grupo Proteger, clique em Proteger Planilha

Clique na guia Revisão
Clique no botão Proteger Planilha

Na janela que se abre, você pode definir algumas configurações permitidas ou não para sua planilha, como o impedimento da seleção de células bloqueadas. Esse não é um procedimento obrigatório, mas, caso deseje impedir que as células bloqueadas sejam até mesmo selecionadas, você pode desmarcar a opção Selecionar células bloqueadas

Em seguida, basta definir uma senha e confirmar essa senha para aplicar a proteção. 

Defina uma senha para proteção e confirme a senha

Cuidado! Se você retirar a permissão de seleção tanto das células bloqueadas quanto das desbloqueadas, o usuário não poderá selecionar nenhuma célula da planilha, o que impedirá a edição até mesmo dos intervalos desbloqueados. 

Com a planilha protegida, toda vez que o usuário tentar editar uma célula bloqueada, receberá um aviso do Excel sobre a não permissibilidade dessa edição.

Janela com aviso de célula bloqueada

Desprotegendo a planilha para edição

Para que você consiga definir outras configurações ou editar partes bloqueadas de sua planilha, será necessário desprotegê-la. O procedimento é parecido com o passo anterior: basta acessar a guia Revisão e clicar na opção que, agora, se chamará Desproteger planilha

Clique em Desproteger Planilha para desproteger a planilha

Em seguida, basta digitar a senha de proteção e sua planilha estará novamente aberta para edição de todas as células. 

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Dicas e informações complementares

  • Além de configurar a seleção ou não de células bloqueadas e desbloqueadas, na janela de proteção da planilha você também pode definir outras permissões, como o uso de filtrosinserção de linhas e colunas, edição de objetos, etc. 
  • Se sua pasta de trabalho possui mais de uma planilha, note que a proteção que você aplica a uma planilha é válida somente para ela. Para proteger as demais planilhas, você precisa realizar o procedimento de proteção com senha em cada uma delas. 
  • Ao usar uma planilha protegida e com células bloqueadas em um editor online, como o Google Planilhas ou o Excel Online, pode ser que a proteção e bloqueio não funcionem corretamente, devido à incompatibilidade entre algumas dessas aplicações. 
  • Note que proteger uma planilha com senha não impede que ela seja excluída. Para impedir a exclusão de planilhas de seu arquivo, você precisa, inclusive, proteger a pasta de trabalho, opção também disponível no grupo Proteger da guia Revisão
  • Você pode ir adiante na proteção de suas células. Por exemplo, é possível ocultar as fórmulas usadas em sua planilha, de modo que o usuário não consiga visualizá-las na barra de fórmulas. As operações continuarão funcionando normalmente. 
  • Para criar uma proteção ainda mais personalizada, você pode bloquear intervalos com senhas diferentes, atribuindo a edição de partes de sua planilha apenas a usuários denominados para tal.