Edu Tognon

A função SOMASES é muito utilizada para realizar soma de valores com base em uma ou mais condições. Como ela aceita diferentes formatos de dados e também inúmeras possibilidades de condições, podemos criar uma infinidade de somas condicionais com ela (inclusive associando-a a outras funções).

Neste artigo veremos como usar a função SOMASES para calcular uma soma de valores baseada sempre no dia anterior (ontem), no dia posterior (amanhã) ou em quaisquer outros dias antecessores ou sucessores à data atual (uma semana atrás, 30 dias depois, etc.). Tudo isso é calculado pelo Excel de forma automática, dia após dia, sem necessidade de se digitar uma data ou alterar sua fórmula em momento algum.

Versão em vídeo

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2201]

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Dicas e informações complementares

  • Lembre-se de que a sintaxe da função SOMASES é diferente da SOMASE. Enquanto na SOMASE você define os critérios para, só depois, definir o intervalo de soma (até porque essa função lida com apenas uma condição), na SOMASES você define seu intervalo de soma para, só então, definir seus critérios, já que você pode definir diversos critérios ao mesmo tempo.
  • A função SOMASES é cumulativa em seus critérios, ou seja, ela apenas somará os valores se eles corresponderem a TODOS os critérios ao mesmo tempo, e não a um ou a outro.
  • função HOJE busca a data atual de seu computador, portanto, caso essas configurações estejam incorretas em sua máquina, a função não funcionará como esperado.
  • Você pode substituir o critério dos dias a serem subtraídos ou somados por uma célula que conterá esse número. Por exemplo, na parte HOJE()+1, você pode, no lugar do 1, inserir K15. Ao digitar 10 na célula K15, o Excel contará os 10 dias posteriores; ao digitar -10, contará os 10 dias anteriores.
  • Como a planilha é atualizada automaticamente toda vez que é aberta (porque a função HOJE exige atualização constante), é normal que, ao sair do Excel, mesmo não tendo realizado nenhuma alteração em sua planilha, o programa peça para salvar alterações.
  • Para que os cálculos funcionem corretamente, lembre-se de que todas as células que contêm datas em sua planilha precisam estar formatadas como data. Todavia, a célula que mostrará a soma condicional deve ser formatada de acordo com o dado que será retornado nela (número inteiro, decimal, porcentagem, contábil, etc.). 
  • Ainda falando sobre datas, é possível usar a função SOMASES também atrelada à data atual, a uma data específica ou a um intervalo de datas.