Edu Tognon

Tanto INT quanto TRUNCAR são funções que podem ser usadas para extrair a parte inteira de um número, mas há uma diferença primordial entre as duas. Além disso, a função TRUNCAR permite ainda quantificar as casas decimais do resultado, porque não serve apenas para a extração de números inteiros.

Versão em vídeo

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Entendendo a função INT

O propósito da função INT é arredondar um número para o número inteiro mais baixo. Isso significa que, para números positivos, a função apenas eliminará a parte decimal, já que o número inteiro mais baixo sempre será correspondente à parte inteira desse número. Por exemplo, o número inteiro mais baixo que o valor 165,94 será 165. 

A sintaxe da função INT pede apenas um argumento: o número a ser arredondado. Por exemplo, para arredondar o valor de A2, a sintaxe é =INT(A2)

Arredondamento dos números negativos com a função INT

Observe, no entanto, o que ocorre com os números negativos. O próximo número inteiro menor que -65,29 é -66, por isso é esse o resultado que a função exibe, cumprindo claramente seu papel. No caso dos números negativos, não temos necessariamente uma extração da parte inteira, situação que pode ser resolvida com a função TRUNCAR. 

Entendendo a função TRUNCAR

O propósito da função TRUNCAR é “cortar” partes de um número. Ao ser usada sem o segundo argumento (número de dígitos), ela simplesmente corta a parte decimal de qualquer número, exibindo apenas a parte inteira, inclusive dos números negativos. Isso ocorre porque, diferentemente da função INT, a função TRUNCAR não é uma função de arredondamento. 

Para o mesmo caso do exemplo anterior, agora nesse segundo intervalo, sua sintaxe seria: =TRUNCAR(D2)

Uso da função TRUNCAR para extrair a parte inteira de um número

Caso você deseje exibir um determinado número de casas decimais, sem arredondamento, basta usar o segundo argumento da função. No exemplo a seguir, a sintaxe =TRUNCAR(D2;1) trunca o valor contido em D2 com apenas um dígito decimal. 

Função TRUNCAR com apenas um dígito decimal

Se o valor já for um número inteiro, o Excel mantém esse número.

Dicas e informações complementares

  • Se você deseja arredondar valores através de funções, pode usar as funções ARRED, ARREDONDAR.PARA.CIMA e ARREDONDAR.PARA.BAIXO, por exemplo. 
  • Se seu intuito é apenas exibir uma determinada quantidade de casas decimais de um número, arredondando-o, mas mantendo seu valor original para eventuais cálculos e referências, confira este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

MAIS DO EDU TOGNON:

Edu Tognon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.