Edu Tognon

Um dos mais importantes recursos do Excel é o de nomes definidos, basicamente formas de se “nomear” células ou intervalos para que se tornem uma referência absoluta ou para que deixem uma planilha com entendimento mais amigável, intuitivo. 

Nesta aula vamos aprender todos os conceitos em torno dos nomes definidos, além de suas operações (criação, edição e configuração). Veremos sua utilidade através de 4 exemplos: aplicação em fórmulas, em validação de dados, em operações e em formatação condicional. Veremos também algumas dicas importantes para cada caso.

Versão em vídeo

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel 365 [versão 2303]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Inscreva-se para receber novos arquivos, aulas, artigos e dicas por e-mail! 

Ao se cadastrar, você aceita nossos Termos de Uso e Serviço e nossa Política de Privacidade.

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2303]

Dicas e informações complementares

  • Apesar de ser possível usar letras isoladas como nomes definidos, as letras “c” e “r” são proibidas, porque são usadas internamente para a definição de coluna (column, em inglês) e linha (row, em inglês), respectivamente. 
  • Ao apagar um nome definido que está sendo usado em uma fórmula, esta retornará o erro #REF! (erro de referência), justamente por não mais haver referência para sua execução. 
  • O Excel não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas na criação e uso de nomes definidos.