Edu Tognon

Ao formatar um intervalo de dados como tabela, podemos inserir um recurso incrível em nossas planilhas: a segmentação de dados. Com ela, conseguimos realizar uma filtragem dinâmica, mais prática e mais visual. É possível também personalizar a exibição das segmentações.

Versão em vídeo

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Formatando um intervalo como tabela

O primeiro passo para inserir uma segmentação de dados é formatar um intervalo como tabela. Para isso, selecione todo o intervalo e, na guia Inserir, dentro do grupo Tabelas, clique em Tabela

Clique no botão Tabela

Caso você tenha selecionado também os cabeçalhos, marque essa opção na caixa de seleção de tabela e confirme.

Inserindo segmentação de dados

Clique em qualquer local de sua tabela. Perceba que uma nova guia surgirá no Excel: Design da Tabela. Procure pelo grupo Ferramentas e clique em Inserir Segmentação de Dados

Nessa etapa, selecione as colunas que serão segmentadas, ou seja, as colunas através das quais você aplicará filtragens na tabela. Por exemplo, no caso abaixo, estão sendo segmentadas as colunas “Responsável” e “Destino (UF)”.

Ao confirmar, as segmentações serão mostradas e você poderá posicioná-las onde desejar em sua planilha. Para utilizá-la, basta selecionar os dados que você gostaria de filtrar em sua tabela. No exemplo abaixo estamos filtrando os dados de Pernambuco (PE) e da responsável Carla Gonçalves. Observe que os critérios são cumulativos: o Excel exibe apenas os dados que satisfaçam os dois critérios ao mesmo tempo. 

Segmentação de dados aplicada

Você também pode realizar uma seleção variada de valores. Basta clicar sobre a opção Seleção múltipla e selecionar quantos valores desejar, para que todos sejam filtrados. 

Caso queira limpar os filtros aplicados em uma segmentação, clique sobre a opção Limpar Filtro

Opção Limpar Filtro

Configurando uma segmentação de dados

Assim que selecionamos uma segmentação de dados, o Excel abre uma nova guia: Segmentação. Nessa guia, podemos ajustar a posição do painel, altura, largura e também dividir a visualização dos valores em uma quantidade específica de colunas. 

Podemos também, ao clicar com o botão direito sobre uma segmentação, acessar a opção Tamanho e Propriedades, que nos permite alterar outras configurações e detalhes de exibição. 

Opções de tamanho e propriedades

Dicas e informações complementares

  • Você também pode formatar um intervalo como tabela diretamente através das opções predefinidas de tabela dentro da opção Formatar como tabela, presente no grupo Estilos da guia Página Inicial
  • É possível criar uma formatação específica para suas segmentações de dados e salvá-la como modelo, para que você aplique facilmente essas formatações a novas segmentações. 
  • Também é possível inserir uma segmentação de dados através da guia Inserir. Basta clicar na opção Segmentação de Dados, presente no grupo Filtros
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

MAIS DO EDU TOGNON: