Edu Tognon

A função SOMASES é muito utilizada para realizar soma de valores com base em uma ou mais condições. Como ela aceita diferentes formatos de dados e também inúmeras possibilidades de condições, podemos criar uma infinidade de somas condicionais com ela (inclusive associando-a a outras funções).

Neste artigo vamos aprender a usar a SOMASES para calcular a soma de valores baseada em uma data específica, tanto diretamente atribuída na fórmula como através de referência.

Versão em vídeo

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2201]

Dicas e informações complementares

  • Lembre-se de que a sintaxe da função SOMASES é diferente da SOMASE. Enquanto na SOMASE você define os critérios para, só depois, definir o intervalo de soma (até porque essa função lida com apenas uma condição), na SOMASES você define seu intervalo de soma para, só então, definir seus critérios, já que você pode definir diversos critérios ao mesmo tempo.
  • A função SOMASES é cumulativa em seus critérios, ou seja, ela apenas somará os valores se eles corresponderem a TODOS os critérios ao mesmo tempo, e não a um ou a outro. 
  • Caso você queira inserir uma data específica diretamente na fórmula, não se esqueça de inseri-la entre aspas duplas, assim como um texto. Todavia, ao deixar esse critério por conta de uma célula a ser referenciada, essa célula não pode estar entre aspas duplas.
  • Caso você precise usar autopreenchimento para criar demais condições para sua função, não se esqueça de travar o intervalo de análise dos dados usando $ antes das colunas e antes das linhas. Do contrário, o Excel irá criar uma sequência crescente de linhas e/ou colunas nas demais fórmulas, o que te fará obter resultados errados.
  • Para que os cálculos funcionem corretamente, lembre-se de que todas as células que contêm datas em sua planilha precisam estar formatadas como data. Todavia, a célula que mostrará a soma condicional deve ser formatada de acordo com o dado que será retornado nela (número inteiro, decimal, porcentagem, contábil, etc.). 
  • Ainda falando sobre datas, é possível usar a função SOMASES também atrelada a um intervalo de datas, à data atual ou a determinados dias da semana