Edu Tognon

Há uma diferença entre aplicar uma porcentagem em cima de um valor e obter um resultado e obter um valor final para que, descontada a porcentagem, seja igual ao valor inicial. Em algumas situações, esse último cálculo pode ser chamado de margem de venda. Consiste basicamente em pensar “por quanto vendo meu produto para que, descontada uma certa porcentagem, o valor seja igual ao meu valor base?”.

É isso que você aprenderá neste artigo, usando um único modelo de cálculo, mas a partir de 3 métodos diferentes, de acordo com sua dinâmica de dados. Além disso, vamos aprender também algumas dicas importantes a respeito do uso da fórmula, principalmente no que se refere às porcentagens. 

Versão em vídeo

Versão do Excel utilizada na aula: Microsoft Excel Professional Plus [versão 2019]

Download dos arquivos

Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado. 

Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar

Versão em texto / ilustrada

Versão do Excel utilizada neste tutorial: Microsoft Excel 365 [versão 2201]

Dicas e informações complementares

  • Usar o método de cálculo com nomes definidos pode ser mais vantajoso se a porcentagem da margem de vendas tiver chances de ser alterada de local. Assim, mesmo que você altere a célula que receberá essa porcentagem, todas as fórmulas que fazem referência a ela serão atualizadas automaticamente, bastando, para isso, apenas editar o nome definido em questão no Gerenciador de Nomes.
  • Cuidando com as porcentagens! O Excel realiza seus cálculos de acordo com a porcentagem “real” de uma célula. Portanto, caso esteja arredondando esses números, note que o cálculo continuará usando o valor real, não o arredondado.
  • A célula que contém a porcentagem precisa estar formatada como porcentagem. Do contrário, sua fórmula resultará um número completamente equivocado. Por exemplo, digitar “15” em uma célula não é o mesmo que digitar “15%”. Enquanto a primeira indica, de fato, o número inteiro 15, a segunda corresponde a 0,15 (15 dividido por 100). 
  • A respeito de porcentagem, confira também aqui no blog a como calcular acréscimo percentual e proporção percentual.