Como criar uma tabela de classificação de times no Excel
Como criar uma tabela de classificação de times no Excel
Usando uma simples função de classificação, você pode classificar times (ou quaisquer outros dados) de acordo com níveis hierárquicos de importância, definindo os índices de classificação prioritários, a fim de usá-los como critério de desempate.
Versão em vídeo
Download dos arquivos
Você pode baixar os arquivos utilizados no tutorial em vídeo. O arquivo inicial refere-se ao arquivo sem as modificações, ideal para praticar o passo a passo e treinar suas habilidades. O arquivo pronto é o arquivo final, com todas as modificações ensinadas já aplicadas, ideal se você já quiser ter em mãos o resultado.
Para baixar os arquivos, acesse a página de download e clique no botão Baixar.
Versão em texto / ilustrada
Classificando os times com a função CLASSIFICARPOR
No exemplo a seguir, temos um intervalo contendo times, seus respectivos pontos, vitórias e gols. No intervalo ao lado, iremos classificar esses times em 8 posições de acordo com três critérios, nessa ordem de importância:
- Saldo de pontos
- Saldo de vitórias
- Saldo de gols
Na célula G2, que inicia o intervalo onde será mostrada nossa classificação, vamos usar a função CLASSIFICARPOR. Ela classifica uma matriz de dados de acordo com níveis hierárquicos. Vejamos como ficaria a sintaxe nesse exemplo:
=CLASSIFICARPOR(A2:D9;B2:B9;-1;C2:C9;-1;D2:D9;-1)
A2:D9 representa a matriz a ser classificada. B2:B9 é o primeiro índice de classificação (o intervalo de pontos). O valor -1 em seguida representa a ordem de classificação desse índice (1 para ordem ascendente e -1 para ordem decrescente). Como nossa intenção é mostrar os times com maior quantidade de pontos nas primeiras posições, nossa ordem é decrescente (do maior para o menor). Em seguida, temos o segundo índice de classificação, ou seja, as vitórias (C2:C9), também em ordem decrescente. Por fim, temos o terceiro índice, que é o saldo de gols (D2:D9), também em ordem decrescente.
Ao pressionar Enter, por se tratar de uma função matricial, todos os dados são preenchidos automaticamente.
Observe os times Vermelho, Laranja e Cinza. Todos têm a mesma quantidade de pontos, mas as vitórias foram usadas como critério de desempate. Veja que, ainda assim, Vermelho e Laranja têm o mesmo saldo de vitórias, portanto o saldo de gols foi utilizado como próximo critério de desempate.
Dicas e informações complementares
- Se preferir, você pode usar a classificação em níveis para realizar esse mesmo tipo de classificação. O único impasse é que ela não é atualizada de forma automática, diferentemente das funções do Excel.
- Você também pode usar formatação condicional para destacar as posições do seu ranking.